Um caso de amor com a vida – Conferencia de Rubem Alves

Conferência: Um Caso de Amor com a Vida

Conferencista: Rubem Alves

Carga horária validada: ___horas.

 

Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.

 

As questões no meu entender que foram de fundamental importância no entender de Rubem Alves foram; l) Currículo escolar; 2) Ecologia; 3) leitura Escrita e Elaboração de texto; 4) O papel do professor; 5) O professor na Educação infantil; 6) Um caso de amor a vida.

1)      Currículo Escolar:

Rubem Alves inicia a conversa tecendo uma critica sobre o conteúdo dos currículos, destacando, principalmente o contexto literário que muitas vezes traz textos obscuros e descontextualizados, acabando por inibir o interesse do aluno que não se enxerga dentro daquela realidade. Ele também critica métodos de avaliação voltados para interpretação de textos que acabam dando origem à produção de um novo texto já que é impossível saber exatamente o que passava pela cabeça do autor no momento da sua produção literária.

 

2)      Ecologia:

Rubem Alves considera Ecologia o principal tema a ser abordado na Educação. As questões ambientais são fundamentais para uma boa prática educativa, por estarem diretamente relacionadas à preservação da vida.

 

3)      Leitura, escrita e elaboração de textos:

Ouvir uma leitura é o melhor caminho para se tornar um bom leitor.

Para tal, é preciso favorecer esta aprendizagem disponibilizando material adequado e organizando o ambiente de forma agradável para realização dessa prática. Por meio da observação é que se estabelecem o desejo de descobrir os segredos das letras, afirma. Quanto à elaboração de texto, Rubem Alves acredita que é preciso incorporar elementos do ambiente para que tudo o mais ganhe sentido, para que dessa apropriação, se estruture uma identidade com o meio estimulando o desejo de produzir o texto. Não basta propor temas para as crianças, é preciso construir esse processo junto com elas.

 

4)      O papel do professor :

 

Rubem Alves compara a sala de aula com a sala de casa, local onde as famílias se reúnem para conversar sobre vários assuntos, assistir e ouvir diferentes mídias, desejos de informar e de conhecer mais são provocados em função dos diálogos e das informações trazidas pelos veículos de comunicação. O mesmo ocorre na sala de aula, são os diálogos, os fios condutores que estabelecem relações entre alunos e professores, estimulando a busca pelo conhecimento. Diante dessa afirmação, qual é o maior desafio dos professores? Muitos responderam que o maior desafio está em transmitir  conhecimento, porém, para Rubem Alves quando se provoca o desejo de conhecer, uma etapa do desafio foi vencida. E como isso é possível?. Ora, somente a pergunta faz com que aprendemos. O ato de perguntar conduz a procura, pela resposta; e é essa procura não é nada mais nada menos do que a busca pelo conhecimento. O professor auxilia o aluno a encontrar as respostas de que ele precisa. Este processo denomina-se “ação cooperativa” e pode transformar a escola. Mas por que a maioria das vezes isso não corre? Porque em muitos casos é preciso mudar a cabeça e o coração dos professores que comumente se vê apenas como aquele que transmite, ao passo que ele mesmo se enxergasse muito mais que o Centro do processo, ou seja, se o professor se sentisse parte dele, a própria sociedade mudaria a visão.

 

5)      O professor e Educação Infantil:

O professor de educação infantil é, para a criança, como uma espécie de feiticeiro, de mestre zem, um verdadeiro mágico. O espaço lúdico, o jogo de liberdade de imaginação, da troca do estabelecimento do senso de dignidade e da confiança é que fazem a diferença nesse contexto. A criança deverá encontrar no professor um centro manso no qual ela poderá girar e se desenvolver tranquilamente e se medo. Nesta fase, não deve haver preocupação quanto à alfabetização que esconde os seus segredos na forma como as historias são apresentadas e não nas letras, silabas e palavras. É o encanto que desperta na  criança, o desejo de descobrir o segredo que a leitura encerra. Assim como ocorre a principio da oralidade é que se estrutura a aprendizagem da língua como em um todo. A criança aprende a falar ouvindo, o que os outros falam, é pela observação que elas vão construindo o seu conhecimento, contudo, esse processo não se dá uniformemente. É preciso respeitar o momento de cada um, podendo variar de criança para criança, dependendo do meio em que ela está inserida, dos materiais, da forma que a leitura é apresentada do controle com os elementos da leitura, da idade mental e da faixa etária. O que ocorre em minutos é o desrespeito dos pais a tais considerações, ao se preocuparem demasiadamente na transmissão do conhecimento, antes mesmo que a criança atinja isso, acabam prejudicando o processo de aprendizagem, foi isso que concluiu Rubem Alves.

 

6)      Um caso de amor à vida:

 

       Porque o Amor?

       O amor além de ser prazeroso é o que faz a gente guardar as lembranças.

       E Educar é um ato de amor.

       É preciso amar para educar, é preciso ouvir o que as crianças têm a dizer. , ouvindo,                                            é     possível descobrir as suas idéias, os seus sonhos e isso, é respeitar as crianças, isso é educação. Uma educação saudável compreende ferramentas e brinquedos.

As ferramentas são as coisas necessárias para uma vida pratica, tais como o conhecimento a linguagem e todas as coisas úteis.

Já os brinquedos é que proporcionam a felicidade, a alegria e o prazer, é que confere Rubem Alves.

 

Vida:

Por fim, Rubem Alves, encerra a entrevista de forma magistral, comparando o Jardim da Casa em que mora aos Jardins de Infância, sinônimos de simetria, de beleza e de evolução, Quando ele diz que o Jardim é muito mais importante que a justiça ele alerta sobre a crise ecológica e a destruição das espécies, chamando a atenção para a vida como símbolo de preservação, concluindo dessa forma, que sem vida, não há justiça.

 

About these ads
Esse post foi publicado em educação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s