Professor Pedagogia relacional e seu pressuposto

Pedagogia relacional e seu pressuposto

Imagine, agora, a aula descrita a seguir: o professor entra em sala de aula trazendo alguns materiais que, a seu ver, deverão despertar o interesse dos
alunos. Inicialmente, sugere que todos examinem os materiais e, em seguida, começa a questionar os alunos a respeito do que o bservaram,
complementando suas observações e esclarecendo as dúvidas. Em seguida, pede aos alunos para que explicitem o que aprenderam desenhando,
fazendo
uma redação, dramatizando. A partir do que os alunos apresentam, são planejadas as aulas seguintes.
Qual a concepção epistemológica desse professor? Ele acredita que o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se
agir e problematizar a sua ação. O professor sabe que há duas condições necessárias para que algum novo conhecimento seja construído: que o aluno aja
(assimilação) sobre o material que o professor escolheu por julgá-lo significativo para a aprendizagem; que o aluno responda para si mesmo as
perturbações (acomodação) provocadas pela assimilação do material ou que o aluno se aproprie, neste segundo momento, não mais do material, mas dos
mecanismos íntimos de suas ações sobre o material, processo que ocorre pela reflexão, a partir das dúvidas dos alunos, das questões feitas pelo professor
e das atividades vivenciadas.

Ao desenvolver as atividades citadas em sala de aula, o professor demonstra claramente não aceitar as concepções epistemológicas que defendem a idéia
que um conhecimento (conteúdo) e uma condição prévia de conhecimento (estrutura) possa transitar, por força do ensino, da cabeça do professor para a
cabeça do aluno (apriorismo). Não acredita, também, na tese de que a mente do aluno é tábula rasa, isto é, que o aluno, frente a um conhecimento novo,
seja totalmente ignorante e tenha que aprender tudo da estaca zero, não importando o estágio de desenvolvimento em que se enc ontra (empirismo).
Acredito que você, com esses exemplos, esteja percebendo mais claramente a relação que afirmamos existir entre as concepções epistemológicas do
professor e sua prática docente. Já deve, também, ter identificado, nos três modelos pedagógicos, os autores defensores das teorias que sustentam cada
um deles.

Voltemos à pedagogia relacional. O professor que age de acordo com esse modelo acredita que tudo o que o aluno construir em sua vida serve de patamar
para continuar a construir o conhecimento. Isso significa que a aprendizagem é, por excelência, construção (construtivismo). O conheci mento, portanto,
tem início quando o recém-nascido age, assimilando alguma coisa do meio físico ou social. Lembra-se das explicações de Piaget para a origem do
conhecimento? O modelo pedagógico resultante dessa concepção epistemológica é traduzido por Becker (2001) da seguinte maneira: A P

O aluno (A) e o professor (P) interagem para a construção do conhecimento. Em sua opinião, no que se refere às questões de di sciplina, como age esse
professor? Você acertou se acha que ele busca superar a disciplina policialesca e a figura autoritária do professor que a representa. É importante que se
ressalve que tal comportamento do professor não significa a ausência de regras. As regras existem, mas com o objetivo de construir uma disciplina
intelectual e possibilitar uma convivência que ajude a formar um ambiente fecundo de aprendizagem que se caracteriza pelo des envolvimento de atitude
de busca do conhecimento e de respeito para com os participantes do processo ensino-aprendizagem.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s