barsanulfo – segurança residencial

O q deve ser falado esta em negrito e o significado ao lado

Código Q.
Codigo Q Simplificado

QAP – Na escuta.
QRD Qual sua localizacao?
QRA – Nome
QRG – Freqüência, Canal.
QRL – Ocupado.
QRM – Interferência provocada por outra estação.
QRN – Interferência provocada por estática.
QRT – Parar de transmitir.
QRU – Mensagem.
QRV – Estou a disposição.
QRX – Aguarde um instante.
QRZ – Quem está chamando?
QSA = Intensidade de sinais (1- muito fraca; 2- fraca; 3- regular; 4- boa; 5- ótima).
QSB – Sinal oscilando.
QSL – Entendido, OK.
QSO – Comunicado, Notícia.
QSP – Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação.
QSJ – Dinheiro.
QSY – Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal.
QTA – Mensagem cancelada.
QTC – Mensagem urgente.
QTH – Local, Endereço
QTO – Banheiro.
QTR – Horas.
Veremos á seguir na matéria como utilizar o Rádio Transmissor de forma correta e segura:
1. Falar clara e pausadamente;
2. Transmitir apenas o necessário referente ao assunto, evite assuntos do cotidiano no rádio, sendo que qualquer tipo de brincadeira é proibido e motivo de sanções disciplinares e punições;
3. Não interromper comunicação de outro operador com outro;
4. Estar atento e atender prontamente as chamadas;
5. Usar o Código Fonético Internacional e o Código Q nas conversas, evite conversa formal;
6. Manter a disciplina na rede
Gírias
Agua de Eloquencia Cachaça
Atras do toco So Ouvindo
Asa Dura Aviao
Anzol Policia rodoviaria
Anel Primo
Ana Maria (AM)
Acoplamento Reuniao
Bigodeira Interferencia
Baixa frequencia Telefonema
Barra Movel Veiculo
Barra Nautica Barco
Banheira Mar
Batente Trabalho
Bicorar Pedir pra falar
Botina Amplificador de (RF)
Botina Branca Medico
Botina Preta Militar
Bailarina Caneta
Balaio Bagunça
Bruxa Ventania
Bobo Relogio
Bigode-a-metro Pessoalmente
Copiar Escutar
Capacete Sogro
Cha de urubu cafe
Cha de Piriquito Chimarrao, Mate
Canaleta Canal
Chapeu de Scack Telhado
Break Pedir pra falar
Casa de Beijo Motel
Curto-circuito Briga
Cristalografia Familia
Cristal Esposa
Cristalina Filha
Cristaloide Filho
Carvao Esposo
Comer Barbante Esperar
Chuva Artificial Banho
Centelha Neto
Caixinha-Preta Radio Transmissor
Coruja Escuta
Carga Pesada Caminhao
Carga Pesada Bonequinha Onibus
PX-Maior DEUS
Para-Raio Sogra
Primeiríssima Mae
Pe-de-borracha Carro
Pe-de-ferro Trem
Pe-de-sola A pe
Q T O Sanita rio
Perneta Colega
Roger Cambio, RR
Reco-reco nas costelas Abraço
Shack Local da estacao
Santiago Sinal
Urubu sai de baixo (USB)
Vertical Conversa pessoal Loura Suada Cerveja
Levanta a Saia Baiana (LSB)
Lambari Estacao Fraca
Linha de 500 Telefonema
Munheca de Pau Operador novato
Modular Falar
Macaco Preto Telefone
Musiqueiro Radio
Mosca Branca Zona de Silencio
Orelha Visinho
Pe-de-pato Navio
Pitimbado Doente, quebrado
Portadora Transmicao sem fala
Papai Noel DENTEL
Pirambeira Sai, desaparacerer
Pipoca Afilhado
Pica_Pau Manipulador/Telegrafia
Tapete Preto Asfalto
Tubarao Estacao Forte
Terezinha Vasconselos TV
Urubu sai de baixo (USB)
Vertical Conversa pessoal
Trapissunga Aparelhagem
Turmalina Namorada
Tapete Branco Papel
Tapete Preto Asfalto
Tubarao Estacao Forte
Terezinha Vasconselos TV

PX-Maior DEUS
Para-Raio Sogra
Primeiríssima Mae
Pe-de-borracha Carro
Pe-de-ferro Trem
Pe-de-sola A pe
Q T O Sanita rio
Perneta Colega
Roger Cambio, RR
Reco-reco nas costelas Abraço
Shack Local da estacao
Santiago Sinal
Trapissunga Aparelhagem
Turmalina Namorada
Tapete Branco Papel
Tapete Preto Asfalto
Tubarao Estacao Forte
Terezinha Vasconselos TV
Urubu sai de baixo (USB)
Vertical Conversa pessoal
Capítulo IV – Modo de Agir dos Ladrões.
– Os infratores da lei atualmente têm utilizado os mais
diversos ardis para entrar nos condomínios com a finalidade
de cometerem algum tipo de delito contra seus moradores.
– Os fatos mostram que em 90% das ocorrências de roubo
em condomínios, os assaltantes entraram pela porta da
frente do prédio, ou seja, de alguma forma burlaram ou
violaram o sistema de segurança montado, ludibriando principalmente o porteiro de
serviço.
. Modus Operandi (forma de agir).
● Saltando os muros e cercas do pátio em locais vulneráveis e fora da visibilidade do
porteiro ou vigilantes;
● Pulando os muros e cercas;
● Como “passageiros” de veículos de entrega que entram na garagem;
● Pelo portão de serviço travestido de prestadores de serviço da Telesp, Sabesp,
Comgás, Eletropaulo, eletricistas, encanadores, entregadores de pizza e encomendas,
etc.;
● Iludindo o porteiro de forma que este permita que o ladrão entre pelo portão principal
ou mesmo pelo portão da garagem;
● Passando-se por comprador de imóvel, ludibriando o porteiro, sob a alegação de ter
que olhar, a fim de fazer uma avaliação;
● Estando acompanhado de uma mulher bonita a fim de distrair a atenção do porteiro
para persuadi-lo a abrir o portão;
● Pela porta principal ou portão da garagem, acompanhando um morador que entra a
pé ou dirigindo um veículo, ameaçado e subjugado pelo assaltante;
● Tocando a buzina ou piscando os faróis do veículo defronte o portão da garagem
para que o porteiro o abra inocentemente;
● Pelo portão da garagem quando este permanece aberto durante a entrada ou saída
de veículos;
● Pelo uso de artimanha junto ao porteiro, dizendo a este que veio buscar uma TV,
carro, sofá, etc., do morador, exibindo, até mesmo, bilhete e telefone do condômino
para verificação;
● Como morador do próprio condomínio (normalmente adolescente) ou mesmo como
empregado;
● Passando-se por amigo de moradores ou ainda dizendo-se vizinho a fim de
acompanhar o condômino e enganar o porteiro;
● Apresentando-se como entregador de cesta de café da manhã, flores, encomendas
em geral, bem como entregador de jornais e revistas durante a noite

Apresentando-se como Funcionários Públicos, querendo forçar a entrada no
condomínio sem se identificar;
● Por ação violenta de surpresa, com quadrilhas especializadas em tais delitos.
4.2. Situações que levantam suspeitas:
– Verificaremos, a seguir, situações em que as pessoas podem estar em atitude
suspeita e que demandam observação minuciosa por parte de todos os integrantes do
condomínio:
● Pessoas paradas estranhamente na rua, lendo jornal ou
andando vagarosamente próximas ao condomínio,
observando-o atentamente;
● Indivíduos que permaneçam parados em ponto de ônibus,
sem tomar nenhum deles;
● Pessoas que demonstrem nervosismo sem motivo
aparente;
● Mendigos ou vendedores-ambulantes estranhos ao local;
● Aparentes funcionários da Companhia Telefônica, de Água e Esgoto, de Energia
Elétrica, de entrega de Gás, etc., que simulam consertos a serem executados;
● Indivíduos fazendo aparentes consertos demorados em automóveis próximos à
entrada do condomínio;
● Pessoa que preste muita atenção ao condomínio, observando principalmente sua
portaria ou garagem;
● Pessoas que estejam de carro, motocicleta ou bicicleta, sempre com os mesmos
ocupantes, que passem lentamente, por várias vezes, em frente do condomínio como
se estivessem observando a rotina da portaria e da garagem. Nestes casos procure
anotar os dados do veículo (placa, modelo, cor, etc.) e as características das pessoas
(sexo, altura, cor, roupas, etc), transmitindo-os à polícia;
● Indivíduos que demonstrem muito interesse pelo sistema de segurança do
condomínio;
● Pessoas andando juntas, vagarosamente, sem conversar; ● Indivíduos com roupa de inverno (pesadas) em tempo quente;
● Pessoas usando possíveis disfarces, tais como peruca, barba, bigode, óculos
escuros em dia sem sol;
● Técnicos não solicitados (telefone, eletricistas, gás, eletrodomésticos, serviços
gerais, etc.) que insistam em entrar no condomínio ou que solicitem consertos nas
residências;
● Pessoas muito bem vestidas e extremamente simpáticas que se fazem passar por
compradores de imóveis que, procurando ganhar a confiança dos porteiros,
conseguem entrar nas dependências do condomínio, a fim de consumar seus delitos;
● Vendedores, pedintes, pregadores religiosos que insistam em entrar no condomínio
ou que solicitem a presença de moradores à portaria;
● Pessoas que, durante a conversa, escondam as mãos em bolsos de blusas ou de
jaquetas, onde possam estar escondendo armas.
● Indivíduos que observam um veículo (quando estacionado) e/ou pareçam aguardar a
chegada do dono para apanhá-lo;
● Motoristas ou motoqueiros que se aproximem exageradamente de moradores
quando estiverem adentrando ao condomínio;
● Pessoas em grupo ou mesmo isoladas que procurem aproximação física de
moradores nas proximidades do condomínio;
● Veículos estacionados nas imediações do condomínio por muito tempo, com pessoas
em seu interior, principalmente à noite;
● Veículo estacionado nas proximidades do condomínio por mais de 24 horas,
parecendo haver sido abandonado no local;
● Telefonemas de pessoas estranhas que solicitam informações confidenciais e
pessoais de moradores ou de funcionários do condomínio;
● Desaparecimento de correspondências da caixa do correio do condomínio;
● Pessoas que resistam quando lhes é solicitado algum documento de identidade na
portaria do condomínio;
● Indivíduos muito bem trajados, que se fazem passar por pessoas de classe social
elevada, intitulando-se doutores ou mesmo autoridades, forçando sua entrada no
condomínio, intimidando os porteiros;
Pessoas na rua simulando acidentes e que pedem socorro, solicitando, inclusive,
para entrar no condomínio, a fim de ligar para os órgãos de emergência, o que pode
ser uma armadilha ou cilada;
● Entregadores de pizzas, flores, refeições, etc., e mesmo de encomendas;
Atualmente, os agressores da sociedade não têm poupado esforços a fim de
alcançarem seus objetivos delituosos em condomínios, quer seja escalando a parte
externa do prédio ou saltando muros, quer seja entrando pela portaria principal, através
do emprego da violência, tendo como seu principal aliado o
fator surpresa ou, até mesmo, utilizando-se das mais inusitadas
maneiras para enganar condôminos e/ou funcionários.
-Suas sutilezas são utilizadas para que, ao adentrarem ao
condomínio, possam realizar invasões de domicílios, furtos, roubos, seqüestros entre outros crimes, causando medo e pânico nas pessoas.
-Portanto, nestes casos, devem ser adotadas as seguintes precauções:
● Mantenha todas as portas e/ou portões fechados, mesmo que um indivíduo estranho
force sua entrada por estes meios;
● Acione a Polícia Militar, através de seu telefone de emergência (190), passando
todos os dados e informações corretos;
● Acione o alarme sonoro ou o botão de pânico, se for o caso;
● Avise o síndico, os moradores, bem como os demais funcionários para que evitem
sair das residências ou de seus postos de trabalho, a fim de não se tornarem vítimas
dos assaltantes;
● Não permita que nenhuma pessoa estranha adentre ao condomínio durante o
desenrolar dos fatos;
● Crie uma senha de emergência onde uma frase pode ser definida como indicativa de
perigo, que seria dita ao porteiro quando o morador for entrar no condomínio
acompanhado de um ladrão, sendo que o funcionário tomaria as providências cabíveis
para o caso;
●Caso surpreenda um meliante escalando ou pulando o muro, grite bem alto ou faça
bastante barulho, sem ser avistado, de maneira que possa ser ouvido e percebido pelo
ladrão e por outras pessoas;
● Quando for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma e tente acalmá-los,
não reaja, não os encare de maneira afrontosa nem discuta com eles;
● Com a chegada da Polícia, facilite sua ação fornecendo subsídios concretos para sua
atuação.
5.3 – Em caso de roub
Dicas de Segurança Residencial

● Ao contratar qualquer serviço em sua residência, informe-se com antecedência sobre a idoneidade da empresa ou pessoa que irá prestar o serviço;

● Fique atento às construções e reformas próximo a sua residência;
● Ao adquirir um novo bem para sua casa (TV, DVD, SOM, etc.) não deixe a caixa do produto exposta no lixo da rua: corte-a em pedaços pequenos e coloque-os dentro do saco de lixo;

● Fique atento com pessoas estranhas que estejam rondando a vizinhança;
● Na medida do possível, procure manter a campainha desligada ao se ausentar por um período longo de tempo da sua residência;

● Não jogue no lixo qualquer tipo de documento que contenha informações que o identifique (conta de água, luz, telefone, envelopes de correspondências onde conste seu nome completo, etc.) ou mesmo que contenham informações sobre seus hábitos (fatura de cartão de crédito, notas fiscais, comprovante de pagamento com cartão, etc.);

● Evite limpar a área externa (calçadas) com o portão aberto, estando só e em horários de pouco movimento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s