barsanulfo – Técnicas de leitura: não sofra para interpretar textos, siga nossas dic

Técnicas de leitura: não sofra para interpretar textos, siga nossas dicas

Prime Cursos19.02.2016
Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores (Créditos Pixabay)
Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores (Créditos Pixabay)
A leitura e a interpretação de textos são difíceis para muitas pessoas e a concentração faz parte de todo este processo. Não saber interpretar corretamente um texto pode gerar vários problemas, afetando o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno nos cobra diversas competências, e uma delas é a habilidade na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores, mas nem por isso deixa-se de lado alguns que são essenciais para esse exercício.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, não se presta atenção nos detalhes presentes em um texto. Pensar que apenas uma leitura é suficiente, não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois, uma segunda leitura pode apresentar perspectivas que não foram observadas anteriormente.

Você sabe o que é analfabetismo funcional?

O analfabetismo funcional é a dificuldade de decifrar as entrelinhas de um texto. A leitura mecânica, aquela relacionada a saber ler, é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer semelhanças e criar deduções. Para você não sofrer mais ao analisar textos, listamos algumas dicas para te ajudar.

– Para buscar sentidos no texto, você pode retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na captação do conteúdo.

– Os parágrafos, geralmente, não estão organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no lugar que estão, é porque ali se fazem necessários para estabelecer uma relação hierárquica do pensamento exposto, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.

– Concentre-se nas ideias que foram apontadas pelo autor. Os textos argumentativos, por exemplo, não costumam ceder espaço para divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas.

– Prestar atenção nas ideias do autor não quer dizer que você precise ficar preso na superfície do texto, mas é fundamental não criar suposições vagas e inespecíficas.

– Dê preferência a lugares silenciosos e desligue-se de todo o resto, celular, música e outros aparelhos e ruídos que atrapalham a concentração.

– Leia de tudo. É necessário ler de tudo um pouco e de diversos veículos, revistas, livros, jornal, informativo, etc.

– Leia com cuidado e certamente correrá menos risco de tornar-se um analfabeto funcional e, claro, leia com atenção, pois é um exercício que deve ser praticado à exaustão, assim como uma técnica.

São inúmeros os benefícios que a leitura pode proporcionar, não apenas saber interpretar textos, mas também proporciona uma ótima escrita, amplia o vocabulário e acelera o raciocínio. Para complementar a leitura e a escrita, a Prime Cursos disponibiliza alguns cursos gratuitos para lhe auxiliar.

Acesse o site, cadastre-se e assine quantos cursos desejar por tempo indeterminado, o conteúdo fica disponível durante as 24 horas do dia. São mais de 200 cursos online, você não gasta com transporte e nem com material, estude do seu computador, tablet ou celular (aplicativo Android e IOS).

Na reportagem do programa Bom Dia Rio, veja a opinião da especialista sobre a leitura e o quão é importante incentivar desde a infância:

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s